domingo, 12 de junho de 2011

O Desafio de ser Cristão! Parte III

Mais uma Escola Bíblica Dominical - EBD, graças ao nosso Deus que está vivo e reina podemos discutir e refletirmos sobre esta  última parte do tema sobre os "Desafios de ser Cristão!".
Com informações que poderiam servir de alivio para a igreja, como o crescimento estrondoso do número de evangélicos no Brasil, poderíamos até pensar que o país é uma nação voltada para um Deus verdadeiro. Mas na realidade esses números não passa de uma utopia cristã, se é que posso conjecturar dessa forma. O Brasil vive uma realidade cristã onde a principal pergunta é: Que tipo de cristianismo estamos vivendo? e essa falta de identidade com o verdadeiro Cristo nos leva a uma outra interrogação: Quem deu crédito a nossa pregação? analisando esses questionamentos podemos respondê-las com uma terceira pergunta: Por que não deram crédito a nossa pregação? Essa sim é a pergunta chave para entender-mos o caos do nosso tempo. Por isso a igreja enfrenta o desafio de voltar a ser cristã, ter a identidade do verdadeiro Cristo. Destacarei dois pontos a serem vencidos dentro da igreja.

Recuperar a Credibilidade - Já adianto que é o problema de maior proporção a ser resolvido, o evangelho caiu em descrédito, não porque foi adulterado ou modificado, a essência continua a mesma, até porque nosso Deus não toleraria uma mudança, mesmo que sutíl,em sua palavra. O problema está em nós homens, os proclamadores do evangelho, que ao longo do tempo, tem adaptado a mensagem de Jesus Cristo ao seus interesses.
Outro grande problema que vejo para que essa mensagem caísse no descrédito, é a grande abertura de templos ou salões, com uma placa identificando-os como Igrejas Evangélicas, entendo que o processo de evangelização e expansão do reino não é baseado na concorrência, quando digo que a abertura de igreja é uma problema, estou falando dos templos que se abrem sob a desculpa de "pastores" que se dizem ter chamado, visões e profecias. Acredito que existem muitas lugares em nosso país que precisam ser alcançados pelo evangelho, por exemplo: O Sertão nordestino, povos ribeirinhos e tantos outros lugares. O que vemos é a disputa, uma briga por espaço, fazendo com que o evangelho se torne cada vez mais mercantil. Um certo escritor disse: Os escândalos aumentam na medida que aumentam as igrejas. A mais pura verdade.

Perda da Visão Teológica - C.S. Lewis escreve que nada produz pecados tão agradáveis quanto a igreja, o maior interesse do diabo talvez, não seja acabar com a igreja e sim mantê-la. Parece contraditório, mas a visão cristocêntrica tem sido distorcida, a hermenêutica bíblica está sendo pregada erroneamente, e o diabo tem tirado proveito desse solo ideal para implantar suas raízes diabólicas.

Concluo esta breve reflexão preocupado com o futuro que a igreja brasileira tem tomado, temo que a nova geração não tenha raízes para suportar as adversidades e continuar com a proclamação do evangelho. Tomara que eu esteja muito errado.
A Paz de Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário